segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DEUSES OU CIVILIZAÇÕES DAS ESTRELAS




No dia 28 de Janeiro, realizou-se na FNAC de Almada, pelas 21h30 a apresentação da obra: "Deuses ou Civilizações das Estrelas?" do autor António Alves. Nesta apresentação esteve também presente Abel Moreira que teve como principal acção chamar a atenção dos presentes, para as alterações que estão a decorrer no mundo e como estas poderão ser uma preparação para futuro encontro com outras civilizações.
Toda a investigação, resultado de um trabalho de mais de trinta anos, António Alves, relata também no seu livro as experiências, fruto do contacto com outras entidades
.

O GLORIOSO

Comentário do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa ao livrou "O Glorioso".

www.tvi24.iol.pt/programacao-cultura/livraria-ideal-tvi24/1044066-4665.html

MAFALDISSES


Mafalda Ribeiro, autora do livro “Mafaldisses”, no programa Bairro Alto da RTP2.
http://tv.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24878&e_id=&c_id=8&dif=tv

A ARTE DE SEGUIR ALGUÉM


Numa sociedade onde todos procuram ser líderes Dárdano Santos propõem através da sua obra "A Arte de seguir alguém" a possibilidade de seguir os líderes pela descoberta individual. Esta obra visa tornar-se líder de si próprio e questionar as formas de liderança.
Na FNAC do Colombo pelas 18h30 do dia 25, debateu-se a questão da liderança.
Estarão os gestores de empresas preparados para lidar com pessoas? Serão os candidatos a um cargo recrutados pelos melhores motivos?
Numa altura em que o tema predominante é o futuro, nomeadamente das empresas do nosso país, Dárdano Santos surge com o desafio de alterar mentalidades e agitar a forma como se gerem pessoas.
Participaram na apresentação: Sara Batalha (MTW - Portugal) e Adelaide de Sousa (apresentadora da SIC Mulher).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A IMPRENSA E A REPÚBLICA


Pré-lançamento de A Imprensa e a República

No passado sábado, 22 de Janeiro, a Biblioteca Museu República e Resistência, em Lisboa, acolheu o pré-lançamento da mais recente obra de Graça Fernandes, “A Imprensa e a República nos Jornais A Monarquia e República”. A apresentação da obra esteve a cargo do coronel Leitão Fernandes.

Graça Fernandes acentua as transformações que sofreram os principais órgãos de comunicação social e os ataques de que os mesmos foram alvo devido às alterações de regime (da Monarquia para a República) e, mesmo, dentro do regime republicano, aquando de governos totalitários e ditatoriais, como o de Sidónio Pais.
A autora refere ainda alguns dos nomes dos principais média conotados com o desporto, a emancipação da mulher e o cinema.
Finalmente, no sentido de apresentar uma panorâmica mais precisa do ambiente político da época, foram seleccionados dois jornais – A Monarquia e República, que lutavam com as suas próprias armas pela defesa dos “puros” ideais que perfilhavam.
Através da leitura de variadíssimas notícias desses jornais, cujo conteúdo a autora sintetizou, será fácil ao leitor tirar as ilações mais contundentes sobre as forças que então se digladiavam no terreno.

“O leitor vai descobrir e receber toda a informação necessária para entrar e seguir os contornos em que os protagonistas — dois jornais em campos políticos opostos — desenvolvem a sua acção, mas, sobretudo, a meu ver, vai confrontar-se com algo que hoje, embora não fazendo parte do discurso dominante, assume uma importância de primeira grandeza: debater o papel do jornalismo nas sociedades contemporâneas. E aqui reside a grande, talvez a maior, virtualidade desta obra que, em certo sentido e situando-se uma centena de anos atrás nos dá, ao interpelar um tempo politicamente agitado, uma excelente metáfora para este tempo enganosamente tranquilo e pretensamente desideologizado.”


(João Figueira, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CLUBE DOS PENSADORES


VISITA AO IPO




A Papiro Editora na continuidade das feiras do livro de Natal que realizou em diversas instituições/colectividades da cidade do Porto, visitou dia 12 de Janeiro a Pediatria do IPO – Porto onde foram entregues vários títulos de livros ás crianças que se encontram hospitalizadas.
A iniciativa decorreu na Sala de Brinquedos da unidade de Pediatria onde os autores Marta Branco e Fernando Branco Marado participaram na “Hora do Conto” levando até junto dos mais pequenos a alegria, a fantasia e os sonhos, a que só os livros nos conseguem transportar.
Foi com certeza uma experiência muito positiva para todos e uma manhã agradável e diferente para os meninos que lá se encontram aos quais desejamos as melhoras e votos de uma rápida recuperação.
Fica também o nosso agradecimento a toda a equipa médica e de enfermagem assim como a toda a equipa de Relações Públicas/Comunicação do IPO que tão bem nos receberam. Um bem haja a todos pelo maravilhoso trabalho que fazem.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROFESSOR MARCELO COMENTA LIVRO DA PAPIRO EDITORA

Foi no passado domingo, 09 de Janeiro, que Marcelo Rabelo de Sousa referiu no seu programa na TVI uma das novidades da Papiro Editora para 2011, a obra Blogue o Clube dos Pensadores de Joaquim Jorge, esse “agitador nortenho” como o descreve o Professor.
Como havia já sido comunicado pela Papiro Editora, o lançamento deste livro, que estava agendado para o dia 11 de Janeiro no Gaia Hotel, teve que ser adiado (em data a anunciar), devido ao súbito internamento de Alberto João Jardim, ao qual desejamos desde já as rápidas melhoras.


Segue o link da emissão (ver aos 4 minutos e 35 segundos).

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?load=1&gal_id=128762.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BLOGUE CLUBE DOS PENSADORES

Adiado lançamento de “Blogue Clube dos Pensadores” de Joaquim Jorge

O lançamento do segundo livro de Joaquim Jorge, “Blogue Clube dos Pensadores” agendado para dia 11 de Janeiro de 2011 pelas 21h30 no Gaia Hotel, foi adiado, não se sabendo ainda qual a próxima data para a sua realização..

O adiamento surge na sequência do internamento do apresentador do livro Alberto João Jardim, ao qual desejamos as melhoras e uma rápida recuperação.

Papiro Editora

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Passatempo História Sem Fim

Terminou o passatempo “História sem Fim” que esteve a decorrer, desde Junho de 2010, no nosso blogue.
A Papiro Editora agradece a todos aqueles que participaram, enviando textos, e que deram corpo a esta história.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

EVENTOS JANEIRO 2011

LANÇAMENTOS
Clube dos PensadoresJoaquim Jorge
Crónicas
11-Janeiro, 16h00
Gaia Hotel, Vila Nova Gaia

(Adiado para data a anunciar)

Margens Para Um RioAntónio M. Magalhães
Contos
21-Janeiro, 21h30
Biblioteca Municipal Barcelos

A Imprensa e a RepúblicaGraça Fernandes
22 – Janeiro, 16h00

História
Biblioteca e Museu da República e Resistência, Cidade Universitária Lisboa
(R. Alberto de Sousa, Nº 10 – Zona B do Rego)

APRESENTAÇÕES
Deuses Ou Civilizações das Estrelas?António Alves
Monografia
22 – Janeiro, 16h00
Fnac Vasco Gama

Deuses Ou Civilizações das Estrelas?António Alves
Monografia
29 – Janeiro, 21h30
Fnac Almada


Para Lá do Sol - Maria Teresa Almeida
Ilustr. João Tavares
Infanto-juvenil

22 - Janeiro, 16h00
Fnac Norteshopping

Professor no Fio da Navalha - Maria Cecília Campos
Testemunho

22 - Janeiro, 18h30
Buccholz Lisboa