quarta-feira, 13 de abril de 2011

PORTUGAL NO 1º QUARTEL DE SEC. XX




Coimbra: Apresentação de Portugal no 1º Quartel do Séc. XX
“É um livro útil”, afirma António Arnaut.

Foi na passada quarta-feira, 30 de Março, que a Casa da Cultura de Coimbra recebeu a autora Graça Fernandes para apresentação do seu livro Portugal no 1º Quartel do Séc. XX, lançado recentemente em Lisboa.

O evento contou com a presença de João Figueira, docente na Universidade de Coimbra e prefaciador do livro, e de António Arnaut, conhecido advogado e político, que falou da obra “na qualidade de maçon”.

Portugal no 1º Quartel do Séc. XX aborda os principais acontecimentos ocorridos naquele período histórico, focando a Queda da Monarquia e a Implantação da República, bem como as lutas entre Republicanos e Monárquicos.

Graça Fernandes dedica vários capítulos do seu livro à Maçonaria e às Sociedades Secretas (Carbonária); ao Ensino e à emancipação da mulher; à Literatura e à Música; ao Cinema e ao Teatro; à Pintura; ao Desporto e à Imprensa; e à entrada de Portugal na Grande Guerra, entre outros temas.

Sobre Portugal no 1º Quartel do Séc. XX, António Arnaut diz que “é um livro útil, que não se destina aos eruditos, mas, sim, ao grande público”. O livro custa 16€60 e está à venda em http://www.buknet.pt/, assim como em várias livrarias por todo o país, incluindo FNACs.