terça-feira, 15 de junho de 2010

HISTÓRIA SEM FIM

O vencedor da primeira semana do passatempo "História sem Fim" foi o Pedro Mosca, que irá receber o livro "Pecar em nome de Deus" de Otília Pires de Lima.

A Papiro Editora agradece a todos aqueles que participaram (a escolha não foi fácil!) e espera que continuem a enviar os vossos textos, dando agora continuidade ao trecho vencedor.

----------------------------------------------------------------------------------

As metáforas:

— Inúteis!

As que ele atirava sempre como desculpa para não ter de ser ou bruto ou verdadeiro. E ela, habituada, chegara ali, ao fim do Verão. Habituada a que lhe fugisse o sentido daquilo que eram. E agora mais uma metáfora, enguia húmida do abuso dele.

Inúteis! Desperdiçados. O tempo que correra entre terem-se encontrado e agora. Deitado fora, sem vasilhame. Ocorreu-lhe tudo: deixar-se cair no mar, dramática, apelar-lhe à compaixão de quem não saberia viver sem ele. E imaginava-o desesperado, agarrado ao seu corpo inanimado. Bater-lhe, irada, tirar-lhe à chapada as metáforas todas que a enganavam ainda, bater-lhe mais e recuperar o Verão mentiroso que passaram. Ou chorar, desesperada, atirando-lhe incoerentemente tudo o que lhe viesse à cabeça, mentiras desesperadas sobre ele, e ela, que crescessem como ervas na insegurança dele.

Ou levantar-se, assim como faz agora, dizer com a pouca certeza que a voz permite:

— Inúteis!

E corre, deixando-o paralisado de incompreensão — dela e do resto das mulheres — para desaparecer.

— Mas iguais... Fósforos sem cabeça. Inúteis, mas iguais.

Autor: Pedro Mosca

----------------------------------------------------------------------------------

Pode ler a história toda aqui.