segunda-feira, 19 de julho de 2010

HISTÓRIA SEM FIM

O vencedor desta semana do nosso passatempo foi o Pedro Mosca – um repetente –, que irá receber o livro "Aconteceu Ontem", de José Augusto de Vasconcellos e Sá, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.
O nosso Obrigado a todos os participantes desta semana.

----------------------------------------------------------------------------------

E ele reconhece. Esse zumbido ruidoso, veloz e circular: música de feira repetida e distorcida pelas voltas que dá o Carrossel.
Dentro da cabeça caída para trás no corpo que ele quer cansado e confundido.
Uma volta, duas voltas, e terceira volta: o cérebro anestesiado dos sentidos que já não são capazes de significar na mistura viciada das formas arrastadas da realidade...
O mundo derretido ou esticado, além da compreensão, é agora aquela mancha abstracta de nada ou daquilo que quisermos. Naquela distorção pode ser aquilo que escolhemos – e nós também podemos fingir que somos diferentes – ele queria dizer: indiferente ao mal que nos fizeste!
Essa é a utilidade do carrossel, do aparelho-metáfora que ele construía sempre para se esquecer instantaneamente. Enganar o veneno da alma empanturrando, com veneno, o corpo: A Carne não me mente como tu.
Uma volta, duas voltas, e terceira volta: quem és tu?
A volta fatal é a última. Quando a roda pára.
Saiu enjoado, distorcido de si próprio, justificando – este não sou eu! – e os pés balbuciam trôpegos ao cérebro ou ao estado da sua alma:
– Maldito carrossel circular que, de tantas voltas, nos deixa no momento exacto que quisemos esquecer: Inútil.

Pedro Mosca

----------------------------------------------------------------------------------

Pode ler a história toda aqui.