segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A IMPRENSA E A REPÚBLICA


Pré-lançamento de A Imprensa e a República

No passado sábado, 22 de Janeiro, a Biblioteca Museu República e Resistência, em Lisboa, acolheu o pré-lançamento da mais recente obra de Graça Fernandes, “A Imprensa e a República nos Jornais A Monarquia e República”. A apresentação da obra esteve a cargo do coronel Leitão Fernandes.

Graça Fernandes acentua as transformações que sofreram os principais órgãos de comunicação social e os ataques de que os mesmos foram alvo devido às alterações de regime (da Monarquia para a República) e, mesmo, dentro do regime republicano, aquando de governos totalitários e ditatoriais, como o de Sidónio Pais.
A autora refere ainda alguns dos nomes dos principais média conotados com o desporto, a emancipação da mulher e o cinema.
Finalmente, no sentido de apresentar uma panorâmica mais precisa do ambiente político da época, foram seleccionados dois jornais – A Monarquia e República, que lutavam com as suas próprias armas pela defesa dos “puros” ideais que perfilhavam.
Através da leitura de variadíssimas notícias desses jornais, cujo conteúdo a autora sintetizou, será fácil ao leitor tirar as ilações mais contundentes sobre as forças que então se digladiavam no terreno.

“O leitor vai descobrir e receber toda a informação necessária para entrar e seguir os contornos em que os protagonistas — dois jornais em campos políticos opostos — desenvolvem a sua acção, mas, sobretudo, a meu ver, vai confrontar-se com algo que hoje, embora não fazendo parte do discurso dominante, assume uma importância de primeira grandeza: debater o papel do jornalismo nas sociedades contemporâneas. E aqui reside a grande, talvez a maior, virtualidade desta obra que, em certo sentido e situando-se uma centena de anos atrás nos dá, ao interpelar um tempo politicamente agitado, uma excelente metáfora para este tempo enganosamente tranquilo e pretensamente desideologizado.”

(João Figueira, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)