sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DEZ MINUTOS E OUTROS CONTOS

Na passada quinta-feira, 9 de Dezembro, foi apresentado ao público, no Clube Literário do Porto, o livro de Armando Almeida, Dez Minutos e Outros Contos.
Com coordenação editorial de Gina Macedo, a apresentação da obra esteve a cargo de Fernando Mário Santos.

São catorze contos que falam, essencialmente, de pessoas e que, por isso mesmo, mostram aquilo que de melhor e de pior elas são capazes.
Dez Minutos e Outros Contos são textos inteligentes e mordazes, por vezes, até cruéis. Através deles, Armando Almeida, subtilmente, obriga-nos a pensar.

«Não consigo lembrar-me de ter existido hoje. É claro que me recordo de determinados actos, de algumas vozes, de ter passado nesta rua e naquela, mas o meu rosto dissolveu-se em cada passo que dei, em cada gesto que fiz, até eu próprio me transformar numa marioneta animada de movimento sem qualquer significado. Gastei o meu dia fingindo não ser eu, da mesma forma que todos fazemos para podermos continuar a acreditar uns nos outros. Anoiteceu há poucas horas e sinto já a obrigação de mais um dia que se avizinha. Vou-me deitar a querer sentir-me estendido na cama, quente e com sono e depois adormecer. Dispo-me no quarto enquanto um carro acelera ao longe na rua, algum tempo depois uma mota.
Onde me posso agarrar?»


(do conto «Um Certo Abandono»)
p.v.p. 13€80